Uma reclamação que se avoluma a cada semana: os campeonatos promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes viraram uma bagunça. Os atletas estão indo disputar competições em outras cidades da região sul, desfalcando as equipes locais.
A falta de planejamento complica o futebol amador balsense. Sem motivo plausível, a secretaria já adiou por três finais de semana a rodada da Copa Interbairros. No comunicado oficial do órgão, declara-se. “A decisão foi tomada em razão da coincidência de datas com outra importante competição esportiva da região, o que gerou uma demanda excepcional sobre a equipe de arbitragem”. No entanto, os desportistas afirmam que a justificativa não procede. Segundo eles, o motivo não é esse, uma vez que existem em Balsas quatro trios de arbitragem que, toda semana, apitam quatro jogos ao mesmo tempo.
Em redes sociais, os atletas afirmam que o verdadeiro motivo do esvaziamento é o desanimo com a organização da secretaria, o que os leva a buscar competições na região. Nos dias 27 e 28 deste mês, por exemplo, eles vão jogar na cidade de Mirador, onde o campeonato é organizado, desfalcando os times em Balsas. Com a falta de interesse dos desportistas, a qualidade do esporte local começa a cair como nunca. Mesmo com uma premiação de 20 mil reais, não há interesse. Outro detalhe: a secretaria adiou a rodada e, na “Nota Oficial”, não divulgou a nova data, afirmando apenas que ainda vai defini-la
Os campeonatos atrasam por desorganização da gestão
A Copa Balsas deveria ter sido encerrada no aniversário do município, mas não foi possível por falta de planejamento; a final ocorreu apenas em 25 de abril, provocando prejuízos nos calendários das competições regionais.
Copão dos bairros também teve seu local alterado de última hora. Levaram o jogo para o campo da exposição, o que provocou grande desconforto: torcedores chegaram a desmaiar pela total falta de infraestrutura.
Outro vexame foi provocado pela secretaria em nível estadual, no campeonato da Série B (segunda divisão do Campeonato Maranhense). No estádio Cazuza Ribeiro, a partida entre Balsas Futebol Clube e o Cordino atrasou 35 minutos porque não haviam providenciado uma ambulância para ficar à beira do campo. A Federação Maranhense de Futebol não autorizou o início do jogo até que o veículo fosse providenciado às pressas.
Essa desorganização leva à perda de interesse nas competições. Diante disso, talvez seja o caso de a gestão municipal intervir na secretaria para tentar organizar os campeonatos como deve ser.