Agência Assembleia
O programa ‘Mais Saúde’, da TV Assembleia, entrevistou, neste domingo (10), o médico coloproctologista Flávio Roberto. Ele falou, dentre outros assuntos, sobre a Doença de Crohn – inflamatória intestinal crônica.
Inicialmente, Flávio Roberto esclareceu que a busca por um médico coloproctologista deve acontecer quando ocorrer qualquer alteração no nível intestinal como, por exemplo, constipação, diarreia, dor abdominal, perda de peso, sangue nas fezes e presença de um catarro espesso nas fezes.
“Esses sintomas podem indicar a necessidade de uma consulta com um especialista em coloproctologia”, complementou.
Crohn
O médico disse que a Doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal crônica que pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus, mas comumente afeta o intestino delgado e o intestino grosso.
“Os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem incluir dor abdominal, diarreia, febre, fadiga, perda de apetite e perda de peso. Em alguns casos, podem ocorrer complicações como obstruções intestinais, fístulas e abscessos”, complementou.
Hemorroida
O médico explicou que existe uma classificação da doença denominada hemorroida em grau um, dois, três e quatro.
“Dependendo do grau de classificação, o tratamento é feito com a aplicação de diferentes técnicas para cada caso concreto. O tratamento, hoje, evoluiu bastante. Acredita-se que 70% da população vai ter um caso de doença hemorroidal ao longo da vida e pelo menos 50% vai evoluir para uma doença crônica”, afirmou.
Destaques
O programa Mais Saúde destacou, ainda, que o Maranhão registra queda significativa nos casos de Chicungunha, no primeiro semestre deste ano, que o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos fecha primeiro semestre com mais de 192 mil atendimentos e alertou para a doação de leite materno no Dia Mundial da Amamentação.
O programa ‘Mais Saúde’ vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).