Agência Assembleia
O programa ‘Pautas Femininas’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, nesta segunda-feira (11), a fonoaudióloga Rosângela Santos, especialista em terapia e reabilitação fonoaudiológica e que atua no Hospital Carlos Macieira.
Entre outras coisas, ela falou sobre a abrangência da área e os aspectos correlacionados da Fonoaudiologia, para além da atuação hospitalar.
“No hospital, por exemplo, nós trabalhamos em associação com outras áreas, dentro da questão da reabilitação. Muitos pacientes são atendidos para que voltem a falar e restabeleçam a sua comunicação. Eu amo o que eu faço e, por isso, me entrego e me coloco no lugar dos pacientes”, disse, frisando que o papel da fonoaudiologia hospital é, principalmente, fazer com que o paciente volte a se alimentar.
Ela explicou que a Fonoaudiologia trabalha, por exemplo, o atraso de linguagem em crianças, e, ainda, que são 14 especializações dentro dessa área. Ela falou também sobre pacientes que não se alimentam por via oral, por meio de sonda, lembrando que esse processo precisa passar pelas mãos do fonoaudiólogo. “Nós pedimos exames para avaliar todas as possibilidades, pois cada caso é um caso”, explicou.
Rosângela Santos ressaltou que a Fonoaudiologia trabalha com a prevenção e a reabilitação. Ela também abordou a importância desse trabalho junto a diversos profissionais, como professores, comunicadores, cantores, palestrantes, entre outros.
A profissional também falou sobre o trabalho da Fonoaudiologia voltado para crianças, jovens e adultos com autismo, afirmando que é um trabalho desafiador, mas inspirador. “Na maioria dos casos, as crianças não conseguem verbalizar e é aí que entramos. Vale lembrar que a participação da família também é muito importante, pois sempre precisamos do auxílio dos pais”, disse.
Assista à entrevista na íntegra: