Sociedade Briga trânsito
Balsas: comandante da guarda passa a responder processo administrativo por abuso de autoridade no trânsito
Como ele muito insistiu as viaturas da guarda mantidas com dinheiro do povo começam a chegar no local, para atender o devaneio de seu comandante.
01/09/2025 16h09
Por: Hilton Lima

 

A raiz do problema foi uma simples discussão de transito, o comandante da guarda municipal após abordar um motoqueiro numa praça no centro da cidade e sem farda, começou um bate-boca, ele acionou todas as viaturas da guarda para atender a ocorrência que envolvia ele próprio, e o caso repercutiu negativamente.

Motivo torpe

O burburinho foi enorme nas ruas e nas redes sociais, e em áudios nos grupos de WhatsApp o motoqueiro abordado explica a situação; que foi fechado por um colega e gritou contra este por brincadeira, o comandante da guarda já foi logo atrás com seu carro e também fechou o motoqueiro, onde então começou a discussão.

No vídeo abaixo se acompanha o acontecido, o comandante no meio da rua visivelmente alterado, após ter feito a abordagem e constatado que a motocicleta tinha problemas de licenciamento, ele toca no motoqueiro ainda na moto, e chama pelo rádio as viaturas enquanto segura o possível infrator. Após insistir chamando várias vezes as viaturas, o condutor da motocicleta fica preocupado com o que pode acontecer com sua vida ali, muita gente chega ao redor enquanto de longe uma câmera de celular filma todo a cena grotesca, provocada pelo chefe da guarda municipal de Balsas recentemente empossado. Veja no video Facebook           (1) Facebook

Como ele muito insistiu as viaturas da guarda mantidas com dinheiro do povo começam a chegar no local, para atender o devaneio de seu comandante. E chega uma viatura, chegam duas, e até 3. Fecharam a rua, a população se assusta com tanta viatura e tantos homens para que? E até a esposa do comandante da guarda fica sem entender o que estava acontecendo afinal, não houve motivo para tanto, e ela, estava no carro com ele.

Os liderados costumam ser reflexo do líder

Como o comandante da guarda se demonstra alterado aos liderados, alguns também facilmente se destemperam no trabalho, e um guarda chega a puxar o condutor de cima da moto pelas calças e o joga no chão imobilizando o em seguida, mesmo sem nenhuma reação do acusado.

No vídeo se observa que os ânimos vão se acalmando, e alguns guardas municipais mais experientes, começam a perceber que ali havia excesso do seu chefe, mas para não serem insubordinados, apenas ficam ao lado do motoqueiro e se percebe que eles o confortam de alguma maneira, enquanto o motoqueiro chora, leva as mãos à cabeça, pede desculpa, pede perdão, mas de nada adiantou, foi conduzido a delegacia, mas logo liberado e está em liberdade. Afinal não havia motivo para a prisão.

 Reação da prefeitura

Com a repercussão negativa sobre a ação excessiva, o governo municipal tomou providencias contra o comandante que é nomeado pela gestão, e publicou uma nota afirmando não concordar com abuso de poder ou conduta inadequada por parte de agentes públicos, e anuncia que abriu procedimento administrativo para investigar o caso que envolve o comandante Alex da guarda municipal.

Nota abaixo.