Geral ALEMA
Psicóloga clínica alerta, no ‘Café com Notícias’, para a prevenção e diagnóstico precoce do Alzheimer
Ana Lúcia Helal afirma que a doença não tem cura, mas há formas de se identificar os sintomas de forma precoce para começar o tratamento e garantir...
24/09/2025 12h16
Por: Hilton Lima Fonte: ALEMA

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

O Alzheimer é uma doença características de pessoas com mais de 60 anos, apesar de poder acometer outras de maneira mais precoce. Caracterizada pela perda de memória recente, a doença acomete milhares de pessoas no mundo atualmente. Em entrevista ao programa Café com Notícias desta quarta-feira (24), a psicóloga clínica vice-presidente da Associação Brasileira de Alzheimer – Regional Maranhão, Ana Lúcia Azoubel Helal falou sobre o assunto.

No Brasil, quase 3 milhões de pessoas são diagnosticadas com Alzheimer. De acordo com Ana Lúcia, a doença não tem cura, mas há maneiras de se identificar os sintomas desde o início.

“A sociedade precisa ter um maior entendimento sobre o assunto para conseguir lidar com a doença e proporcionar uma melhor qualidade de vida para os acometidos. Os primeiros sinais de esquecimento e comportamentos adversos precisam ser avaliados por neurologista especialista em demência ou geriatra. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor de tratar”, disse a psicóloga.

Ana Lúcia acrescentou que é importante o acompanhamento médico antes mesmo dos sintomas, com avaliação neurológica e psicológica e exames laboratoriais, incluído os exames de imagem. Além disso, informou que por ser uma doença progressiva, o Alzheimer precisa ser tratado por uma equipe médica multidisciplinar.

“Atividades físicas e estímulos psicológicos são necessários tanto quanto as medicações e os acompanhamentos médicos. Isso retarda o avanço e estagna o progresso da doença”, explicou Ana Lùcia Helal.

A entrevista na íntegra pode ser acompanhada pelo link: