Geral ALEMA
Creche-Escola Sementinha recebe ação educativa do projeto ‘Detran Vai à Escola’
Atividade integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, que, neste ano, tem como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”
24/09/2025 17h43
Por: Hilton Lima Fonte: ALEMA

Agência Assembleia / Fotos: Miguel Viegas

Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Creche-Escola Sementinha participaram, na manhã desta quarta-feira (24), de uma atividade do projeto ‘Detran Vai à Escola’, em alusão à Semana Nacional de Trânsito, que, neste ano, tem como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.

A iniciativa busca incentivar comportamentos mais conscientes e seguros no trânsito, destacando a importância de se reduzir a velocidade dos veículos no trânsito e adotar atitudes responsáveis no dia a dia.

Para a diretora pedagógica da Creche-Escola Sementinha, Cynthia Vieira, o projeto tem impacto direto na formação dos alunos. “As crianças se tornam multiplicadoras do que aprendem aqui. Ao levar para casa esse conhecimento, elas sensibilizam os pais e outros familiares, ajudando a construir uma cultura de respeito e segurança no trânsito”, afirmou.

Importância da vida

De acordo com Valceline Santos, chefe do Departamento de Orientações para o Trânsito (DOT/Detran-MA), a proposta é levar conhecimento de forma acessível para as novas gerações. “O nosso objetivo é despertar, desde cedo, a consciência para a importância da vida. Utilizamos recursos lúdicos, apresentações e palestras educativas para que as crianças aprendam de maneira leve e possam transformar essa mensagem em atitudes no futuro”, destacou.

Durante a atividade, as crianças participaram de dinâmicas, brincadeiras e palestras, reforçando conceitos básicos da segurança no trânsito.

A aluna Luara Froz, de 5 anos, demonstrou ter compreendido a importância das regras básicas de circulação para o pedestre. “O sinal verde significa que podemos atravessar na faixa de pedestre, mas quando está vermelho, precisamos esperar o carro parar para passar com segurança”, explicou.