Geral ALEMA
Ações da Semana Nacional do Trânsito são abordadas no ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (25)
Entrevista foi com a coordenadora de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), Rositânia Farias
25/09/2025 17h06
Por: Hilton Lima Fonte: ALEMA

Agência Assembleia

Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”, a Semana Nacional do Trânsito foi o assunto da entrevista do programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (25), na TV Assembleia. A jornalista e apresentadora Elda Borges entrevistou a coordenadora de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), Rositânia Farias, que falou sobre as ações da campanha.

“É um tema que traz a reflexão sobre nossa contribuição para um trânsito seguro, que é formado por pessoas, por vidas. Buscamos pela empatia e pela auto responsabilidades nas ruas”, disse.

Segundo a coordenadora, dados do Detran-MA informam que o excesso de velocidade foi uma das infrações mais comuns no primeiro semestre. Mais de 86 mil registros de velocidade acima de 20% do permitido, representando 34,93% das 10 principais infrações.

Rositânia informou, ainda, que o Detran realizará blitz educativas, palestras em escolas e empresas, e atividades lúdicas como apresentações teatrais e dinâmicas interativas.

“Os projetos educativos com as crianças nos permitem adentrar nas famílias. Porque além de educar o futuro motorista, eles cobram dos pais o que aprenderam nas escolas”, pontuou.

Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito serve como um chamado para que todos os órgãos e cidadãos do país unam esforços em ações de educação e segurança viária. A campanha deste ano reforça a importância de reduzir a velocidade e adotar comportamentos mais seguros no trânsito.

A iniciativa busca sensibilizar a população sobre o valor da vida, lembrando que cada escolha ao volante pode evitar sinistros e preservar histórias. O convite é para que todos desacelerem, cultivem prudência e façam do trânsito um espaço de cuidado e proteção mútua.