Geral ALEMA
Assembleia entrega Medalha ‘Manuel Beckman’ ao arcebispo emérito Dom José Belisário
Homenagem, de autoria da deputada Dra. Helena Duailibe, é o reconhecimento à fé, ao compromisso e à dedicação de Dom Belisário à Igreja e à popula...
07/10/2025 13h20
Por: Hilton Lima Fonte: ALEMA

Agência Assembleia / Fotos: Meiky Braga

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na tarde desta segunda-feira (6), Sessão Solene para entregar a Medalha de Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ ao arcebispo emérito de São Luís, Dom José Belisário da Silva. A homenagem foi proposta pela deputada Dra. Helena Duailibe (PP). A cerimônia foi realizada no Plenário Nagib Haickel.

“É mais do que uma homenagem, é o reconhecimento do compromisso e da dedicação de Dom José Belisário à nossa sociedade. Além de ter guiado espiritualmente o povo maranhense, também contribuiu de forma significativa para o bem-estar social e a construção de uma comunidade mais justa e solidária”, afirmou a parlamentar Dra. Helena Duailibe.

Mineiro de Carmópolis e com 78 anos, Dom José Belisário dedicou mais de cinco décadas à vida religiosa. A relação com o Maranhão teve início em 1999, quando foi nomeado bispo da Diocese de Bacabal. Em 2005, assumiu a liderança da Arquidiocese de São Luís como Arcebispo Metropolitano, cargo que ocupou até 2021.

“Hoje é um dia especial porque representa a valorização de toda a trajetória que dediquei ao serviço da Igreja no Maranhão. Me sinto profundamente honrado por este reconhecimento. Esta medalha é um símbolo de que nossos esforços e nossa fé podem realmente tocar a vida das pessoas”, declarou o homenageado, Dom José Belisário.

A solenidade marcou um momento de celebração da trajetória de Dom José Belisário, cuja liderança durante 16 anos na arquidiocese consolidou-o como uma figura central no cenário social e espiritual do estado, deixando um legado de dedicação, fé e compromisso com a comunidade maranhense.

Estiveram presentes ao ato, o desembargador Cleones Seabra Carvalho Cunha, representando o Tribunal de Justiça do Maranhão; o arcebispo metropolitano de São Luís, Dom Gilberto Pastana de Oliveira; o bispo da diocese Xingu-Altamira, Dom João Muniz; o corregedor-geral da OAB/MA, Ivaldo Prado; além de outras autoridades e convidados.