Geral Capital
Projeto alerta para obesidade infantil e institui data para debates sobre o tema
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Atlas Mundial da Obesidade, o Brasil enfrenta um aumento preocupante no número de crianças com exc...
16/10/2025 23h00
Por: Hilton Lima Fonte: Câmara Municipal de São Luis - MA

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Atlas Mundial da Obesidade, o Brasil enfrenta um aumento preocupante no número de crianças com excesso de peso. O relatório é do ano passado e estima que, até 2035, metade dos jovens entre 5 e 19 anos estarão com sobrepeso ou obesidade. Em São Luís, o Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) indicou que, mais de 10 mil crianças de zero a cinco anos de idade já apresentavam alguma condição relacionada ao excesso de peso. Para debater sobre o tema, a vereadora Clara Gomes (PSD) apresentou na Câmara Municipal de São Luís o Projeto de Lei nº 0252/2025, que propõe instituir no calendário oficial do município o Dia Municipal de Conscientização contra a Obesidade Infantil. 

Pelo texto da proposta, a data será celebrada anualmente em 3 de junho e pretende sensibilizar a população sobre os riscos e consequências deste problema em crianças. O projeto também está alinhado ao Dia Mundial de Conscientização contra a Obesidade Infantil. “A obesidade infantil é um problema multifatorial, que exige um olhar conjunto da sociedade, família, escolas e poder público. Com este projeto, queremos fortalecer a conscientização e promover ações educativas que possam mudar esse cenário”, aponta a vereadora Clara Gomes. 

O projeto prevê a realização de campanhas, palestras, debates e oficinas que envolvam entidades de saúde, escolas e a comunidade. Entre os objetivos da proposta estão o incentivo à alimentação saudável e à prática regular de atividades físicas, elementos importantes para o desenvolvimento equilibrado das crianças. Relatório do SISVAN, do ano passado, revela que 72% das crianças entre cinco e nove anos consomem alimentos ultraprocessados, e que o sedentarismo e o consumo excessivo desses produtos aumentaram durante a pandemia de Covid-19, agravando o quadro de saúde.

A obesidade na infância pode desencadear problemas graves como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares ainda na fase adulta, alertam os especialistas. “Investir em prevenção desde cedo é fundamental para evitar o impacto de doenças crônicas no futuro. O município deve atuar de forma integrada, envolvendo diferentes setores, para garantir uma infância saudável”, destaca a parlamentar.

A proposta tramita nas comissões de Justiça e Saúde da Câmara. Caso aprovada, poderá consolidar uma importante ferramenta de mobilização social e política contra a obesidade infantil na capital maranhense. 

Será um marco para São Luís, um momento para refletirmos sobre os hábitos de nossas crianças e buscarmos, juntos, soluções que garantam uma vida mais saudável para elas”, reforça Clara Gomes.