Geral ALEMA
‘Revista Maranhão’ destaca avanços da agricultura familiar no estado
Assunto foi tratado pelo secretário adjunto de Política Interna da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Joaquim Queiroz
20/10/2025 20h49
Por: Hilton Lima Fonte: ALEMA

Agência Assembleia/ Foto: Meiky Braga

O programa ‘Revista Maranhão’, exibido nesta segunda-feira (20), na TV Assembleia, recebeu Joaquim Queiroz, secretário adjunto de Política Interna da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), para falar sobre os avanços e desafios do setor no estado.

Durante a entrevista, Joaquim Queiroz destacou o papel estratégico da agricultura familiar na economia local e o compromisso do governo com o fortalecimento dos pequenos produtores.
“A agricultura familiar é mais do que levar alimento saudável à mesa dos consumidores, é garantir que o pequeno produtor tenha condições de se manter competitivo e sustentável no mercado”, afirmou o secretário.

Ele também ressaltou a importância das políticas públicas voltadas ao setor e citou como exemplo a entrega recente de kits de apoio à agricultura familiar em 111 municípios maranhenses, uma iniciativa que fortalece o trabalho no campo e melhora a qualidade da produção.

“Essas ações reforçam o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento rural, em parceria com entidades como a Fetaema (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão), que têm um papel essencial na busca por melhorias para os produtores”, destacou.

A agricultura familiar segue como um dos pilares da economia maranhense, responsável por garantir o sustento de milhares de famílias, movimentar feiras, abastecer escolas e levar alimentos saudáveis à mesa dos maranhenses.

Apresentado pela jornalista Keith Almeida, o ‘Revista Maranhão’ vai ao ar todas às segundas-feiras, às 12h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), trazendo informações sobre os principais temas que impulsionam o desenvolvimento social e econômico do estado.