Geral ALEMA
‘Em Discussão’ detalha avanços do trabalho da Defensoria Pública do Maranhão para a população em todo o estado
A 1ª subdefensora-geral da DPE, Cristiane Marques Mendes, destacou, entre outras ações e projetos, o mutirão da Carreta dos Direitos, que leva dive...
24/10/2025 17h06
Por: Hilton Lima Fonte: ALEMA

Agência Assembleia

O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu na manhã desta sexta-feira (24), a 1ª subdefensora-geral da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE), Cristiane Marques Mendes. Ela fez uma explanação global sobre as ações e projetos do órgão e destacou o programa de interiorização para todas as regiões do Estado.

Durante o programa, apresentado pelos radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luiz, Cristiane Mendes falou sobre os novos projetos da Defensoria, entre eles a ampliação do acesso à Justiça, transformação social e educação em direitos.

“É importante assinalar que a Defensoria Pública do Maranhão tem avançado significativamente, ao longo dos últimos anos, atuando sobretudo em favor das populações mais vulnerabilizadas do nosso estado”, declarou Cristiane Marques Mendes.

Carreta dos Direitos

Ela ressaltou a importância do contato direto com a população, informando que, de 14 a 17 de outubro, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão realizou o mutirão da Carreta dos Direitos nos municípios de Arari e Anajatuba.

A ação faz parte do projeto da Defensoria “Inclusão e Cidadania sobre Rodas” e leva os serviços itinerantes a quem mais precisa, em todas as regiões do estado. Ao todo, nos dois municípios, foram realizados 5.718 atendimentos, um marco significativo de cidadania e acesso à justiça.

Durante quatro dias intensos, a população teve acesso facilitado a vários serviços essenciais da Defensoria Pública, como orientações jurídicas, ajuizamento de ações, resoluções extrajudiciais, solicitação de segunda via de certidão de nascimento, divórcio, reconhecimento voluntário de paternidade, entre outros.

A união de esforços entre as instituições parceiras permitiu, ainda, a emissão de documentos, atendimentos de saúde e assistência social, transformando o evento em uma verdadeira força-tarefa pela cidadania. Um dos pontos altos da ação foi a entrega de produtos que promovem dignidade e sustentabilidade, como os kits de dignidade menstrual, de higiene bucal e de mudas de plantas.

Natural de Teresina (PI), Cristiane Marques contou que se mudou ainda jovem para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em 2012, tomou posse como defensora pública do Maranhão, iniciando uma trajetória de mais de 12 anos marcada pela atuação em diversas comarcas do interior, pelo trabalho no Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária e pela contribuição em políticas públicas voltadas à redução de conflitos sociais.

Atualmente, ela é titular do Núcleo de Defesa da Mulher e 1ª subdefensora-geral da DPE/MA, destacando-se pela luta contra a violência de gênero e pela defesa dos direitos das mulheres.

Na trajetória da defensora, destaca-se uma série de projetos voltados a garantir oportunidades, promover autonomia e reconhecer os direitos das mulheres. Criadora do projeto ‘Te Alui, Mulher’, lançado em 2024, Cristiane Marques tem levado educação em direitos, atendimento jurídico e serviços de saúde a mulheres de municípios com altos índices de violência doméstica. A iniciativa já contabiliza mais de 3 mil atendimentos diretos e foi reconhecida nacionalmente com prêmios e certificados de boas práticas.

Em 2025, ela foi selecionada para o programa Columbia Women’s Leadership, da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, voltado ao fortalecimento de lideranças femininas brasileiras.

A entrevista na íntegra pode ser acompanhada pelo link: