Política Articulação política
Por que prefeito Alan da Marissol quer cooptar a esquerda balsense?
O que a esquerda balsense tem; primeiramente votos, mas ela não consegue usufruir desses votos, o prefeito Alan conseguiria.
19/11/2025 14h06
Por: Hilton Lima

 

 

O prefeito Alan (PRD), nunca foi de esquerda nem tem identidade com esse espectro político, e também não é um gestor público dotado de competências administrativas. Porém, de articulação política ele demonstra grande capacidade, e já viu que a esquerda em Balsas não sabe o tamanho que tem, nas mãos dele daria resultados impressionantes.

O que desperta o interesse na esquerda?

O que a esquerda balsense tem; primeiramente votos, mas ela não consegue usufruir desses votos, o prefeito Alan conseguiria. Vejam, os candidatos de esquerda a presidência da república nunca perderam em Balsas. Na última, o Lula obteve aqui 26 mil votos ganhando de Jair Bolsonaro.

Outro trunfo, os socialistas não possuem boa capacidade articulativa, mas conseguem elaborar e conduzir uma campanha eleitoral como poucos, essa expertise a esquerda tem.  

PCdoB por exemplo.

A legenda não tem votos, mas os poucos quadros dentro do partido são dotados de uma capacidade incrível de fazer campanha eleitoral, possuem treinamento e pratica para tanto. O prefeito já cooptou o ex-vereador Manoel Carvalho ex-PCdoB, está como secretário de Agricultura Familiar, ele sonha em voltar a câmara municipal e dentro da gestão está trabalhando muito forte para a próxima eleição, ou seja, está usando bem a estrutura local.

O PSB

Agora com um vereador que fala a linguagem da esquerda tende a se desenvolver, e a tendência é que diminua a quantidade de bolsonaristas que havia tomado a direção do partido. Com novo diretório a legenda demonstra capacidade na administração interna, e tem força institucional, o vereador Greysson sabe que pode contar e ele já foi atrás, dos deputados do partido, a senadora Ana Paula, e o vice-presidente da república Geraldo Alkmin, para ajudar Balsas e acender a agremiação partidária.

O PT

É o partido do presidente da república e que está bem avaliado, o prefeito Alan precisa de recursos federais, logo, tem que se aproximar. A estrondosa votação de Lula em Balsas não vai para os candidatos locais por dois motivos. Falta de estrutura de campanha e de competência para administrar o partido, e articular uma campanha eleitoral.

O grupo do prefeito Alan, ao diagnosticar isso entendeu que é um terreno fértil para se investir, e já começou a trabalhar para puxar todos os esquerdistas. Pois nas mãos do prefeito os votos aparecerão. Talvez assim a esquerda local entenda, que o sapo não pula por boniteza, mas por precisão.