Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas
O programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), transmitido simultaneamente pela TV Assembleia, recebeu na manhã desta terça-feira (27), o jornalista Gregório Dantas, subdiretor da TV Assembleia, falou sobre os 15 anos do veículo de comunicação.
Ele fez um relato histórico desde a inauguração da TV, em 27 de janeiro de 2011, e destacou avanços e conquistas da emissora como instituição que busca aproximar o Poder Legislativo do conjunto da população maranhense.
Entrevistado pelo radialista Ronald Segundo, Gregório Dantas ressaltou que o ano de 2025 foi “muito emblemático, em razão de termos alcançado a consolidação de vitórias obtidas em face da superação de várias etapas e vários desafios ao longo de toda esta trajetória.
Gregório Dantas informou que, de janeiro a novembro, a TV Assembleia produziu 1.830 reportagens, demonstrando uma intensa cobertura jornalística, e frisou que, hoje, a grade de programação da emissora possui um total de 18 programas, número de grande relevância entre as televisões públicas e comerciais.
A TV Assembleia registrou 1.982 gravações de janeiro a novembro de 2025, um volume considerado elevado para uma emissora legislativa, demonstrando alta produtividade, cobertura ampla e regularidade na produção de conteúdo. Foi uma média de 165 gravações por mês, representando uma produção alta e constante, especialmente considerando a característica de uma TV institucional.
Documentários e campanhas
“É importante observar, também, que, hoje, a TV Assembleia é uma grande produtora de documentários”, assinalou Gregório Dantas. Ele acrescentou que, ao longo de 2025, a TV Assembleia produziu quatro documentários, produções especiais que retratam temas históricos, culturais e sociais relevantes para o Maranhão. Também foram registradas nove campanhas institucionais, atividades essas que contaram com a participação dos deputados, abordando datas comemorativas e pautas sociais.
Todo esse trabalho refletiu também na conquista de prêmios por parte da TV Assembleia, a exemplo do “Prêmio Porto Itaqui 2025” e o do “Prêmio ADPEMA de Jornalismo Roberto Fernandes”. No total, foram cinco premiações e reportagens, resultados que elevam o prestígio da emissora reforçam a sua credibilidade e comprovam que o trabalho realizado ao longo do ano alcançou destaque, repercussão e padrão de qualidade acima da média entre as TVs parlamentares.
Compromisso e profissionalismo
O subdiretor de Rádio e TV ressaltou que os números também comprovam uma cobertura contínua, compromisso com a transparência e profissionalismo no acompanhamento da atividade parlamentar.
Um dos destaques do ano de 2025 ficou com o programa “Diário da Manhã”, que passou também a ser transmitido simultaneamente pela TV Assembleia. Dessa forma, o Complexo de Comunicação da Assembleia inovou ao ter a primeira a primeira rádio do Maranhão com programação veiculada na televisão.
“A TV Assembleia e a Rádio fizeram um trabalho substancial. Nós tivemos números expressivos, principalmente na produção de quantidade de áudios, quantidade de vídeos, matérias publicadas, documentários produzidos. E a Rádio Assembleia, em uma quantidade total de oito programas hoje, utilizando praticamente as quatro horas diárias disponibilizadas pela Rádio Senado. A TV Assembleia alcançando o número de 18 programas, sejam eles diários, semanais ou quinzenais. Então, estou muito feliz com os nossos números, com as nossas conquistas nesse ano de 2025”, ressaltou Gregório Dantas, subdiretor de TV e Rádio Parlamentar.