Política Denuncia
Balsas: primeira-dama recebe diárias de R$ 4.570,00, não viaja e é vista em 2 eventos na cidade
No dia 2/2, a secretária foi fotografada em uma festa de aniversário, ao lado da amável Dra. Lilizinha
07/02/2026 14h45
Por: Hilton Lima

 

 

 

De acordo com o Portal da Transparência da prefeitura de Balsas, no dia 27/01/26 foi destinado o valor de (cinco) diárias totalizando, R$4.570,00 empenhados e pagos à secretária municipal de Desenvolvimento Social e também primeira-dama, Sebastiana Leda de Arruda. Até aí, tudo bem. O problema é que, no período em que ela teria que estar em Brasília, cumprindo agenda no Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), entre os dias 01/02/26 e 06/02/26, para surpresa geral, ela participou de eventos em Balsas nos dias 02/02 e 03/02, conforme fotos abaixo.  

 

Agenda em Balsas

No dia 2/2, a secretária foi fotografada em uma festa de aniversário, ao lado da amável Dra. Lilizinha. (Foto)

No dia 3/2, esteve presente em uma reunião sobre a manutenção da MA - 378 com os produtores da Ilha de Balsas. O encontro foi articulado pela vereadora Priscilla Caraça, e a secretária Sebastiana acompanhava o prefeito. Momento em que, obrigatoriamente, deveria estar em Brasília DF. (Foto)

Crime contra a administração pública

Receber diárias de um ente público sem dar a devida finalidade - ou seja, não realizar a viagem ou serviço que justificou o recebimento - pode configurar crime de Peculato.

O peculato relacionado a diárias de viagem de servidor público pode resultar em pena de reclusão de dois a doze anos, além de multa. Isso se aplica quando o servidor público se apropria de dinheiro ou bens públicos de que tem posse em razão do cargo, ou os desvia em proveito próprio ou alheio. Essa conduta é considerada um crime de peculato, conforme o art. 312 do Código Penal.

Com a palavra, a secretária de Desenvolvimento Social de Balsas, para as devidas explicações!