Agência Assembleia / Foto: J.R. Lisboa
O programa Café com Notícias desta terça-feira (21), apresentado pela jornalista Elda Borges, abordou os efeitos psicossociais do bullying ou intimidação sistemática. A entrevistada foi a pedagoga Hurda Nascimento, que destacou pontos importantes sobre a saúde mental dos estudantes e o preparo do ambiente escolar para evitar a prática do bullying.
De acordo com a pedagoga, o bullying é uma violência com intimidação sistemática, repetitiva e que demonstra relação de poder. “Tudo que a pessoa que pratica o bullying quer, é diminuir a vítima, constrangê-la. Isso traz prejuízos para a saúde mental tanto durante a violência quanto depois”, disse.
A Lei 14.811/2024 foi sancionada e torna crime a prática do bullying, com pena de dois a quatro anos de reclusão e multa. A pedagoga explicou que isso é um avanço, e que é necessário que as escolas abram espaços para conscientizar adolescentes sobre as consequências de quem sofre o bullying e de quem o pratica.
A pedagoga alertou, ainda, sobre a importância da identificação das vítimas do bullying, tanto pela família quanto pela equipe de profissionais da escola.
“As famílias são fundamentais na identificação desse processo. É preciso observar a queda de desempenho de aprendizagem, o isolamento, comportamento de não demonstrar uma idealização de uma vida pós-escola. Isso direciona para algo não saudável, implicando que aquele estudante precisa de ajuda”, alertou.
A entrevista na íntegra pode ser acompanhada pelo link:
Mín. 23° Máx. 34°