O Programa Telemedicina, desenvolvido no Maranhão em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Beneficência Portuguesa (BP), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), já realizou mais de 30 mil atendimentos no estado desde sua implantação, em 2023. A estratégia integra as ações do Programa Cuidar de Todos, do Governo do Estado.
O objetivo é fortalecer a Atenção Básica dos municípios, valorizando o protagonismo das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e promovendo o aparelhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com a iniciativa, é possível ampliar a oferta de cuidados e contribuir para a redução das filas por consultas especializadas na Atenção Primária à Saúde (APS). Entre as 21 especialidades médicas disponíveis, as mais procuradas são Endocrinologia, Dermatologia, Enfermagem, Neurologia e Cardiologia.
É o caso do pedreiro Alexandro Lisboa, de 51 anos, que realizou uma consulta com cardiologista para obter liberação cirúrgica. “Achei interessante. No começo, fiquei um pouco constrangido, nunca tinha visto isso, mas como há um profissional ao lado, a gente se sente seguro. A pessoa pode ficar um pouco acanhada, mas, no momento da consulta, fica tudo tranquilo”, comentou.
O senhor José Esperedião Sousa Filho, de 53 anos, morador do Maiobão há 42 anos, foi atendido pela primeira vez pelo Programa Telemedicina na UBS Maiobão e aprovou a iniciativa.
“O atendimento foi bom demais. Eles explicam bem a situação, os exames que a gente precisa fazer e os medicamentos também. Estão de parabéns. Nunca havia tido essa experiência com a telemedicina. Pude fazer perguntas e todas foram respondidas. Foi muito bom”, compartilhou.
Nesta quarta-feira (22), uma comitiva da Beneficência Portuguesa (BP) visitou Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que participam do programa, como as UBSs do Maiobão e do Paranã, em Paço do Lumiar. A equipe acompanhou de perto o funcionamento da iniciativa, ouviu as experiências das equipes locais e identificou pontos de melhoria para ampliar o programa em 2026. A BP atua em todo o país com o propósito de facilitar o acesso da população a serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A comitiva pôde acompanhar as fragilidades e as experiências com a telemedicina, tudo isso com o intuito de identificar oportunidades de melhoria e multiplicar o conhecimento nas UBSs locais e em outros territórios do estado”, explicou o ponto focal da SES para o Programa Telemedicina, Willian Araújo.
Para a especialista em projetos do Telenordeste da BP de São Paulo, Giorgia Gianini, o programa oferece uma solução ágil e eficiente para os usuários, com o atendimento direto de especialistas à distância.
“O nosso objetivo é sempre expandir o projeto. Por isso, buscamos UBSs que ainda não utilizam a ferramenta para mostrar que estamos disponíveis e que é totalmente possível ampliar o uso e o alcance do programa”, afirmou.
Em Paço do Lumiar, a iniciativa estadual já realizou 155 teleinterconsultas com profissionais de saúde de diferentes níveis de atenção, em diversas especialidades.
Mín. 23° Máx. 36°