Em busca do avanço da Política de Integridade no Poder Executivo do Maranhão, a Secretaria de Estado da Transparência e Controle (STC) recebeu as primeiras minutas dos Programas de Integridade dos órgãos da administração direta do Governo do Maranhão.
Nessa terça-feira (29), foi a vez da Fundação da Memória Republicana do Brasil (FMRB) entregar o documento à STC, por meio do Núcleo de Integridade (NI). Anteriormente, a Casa Civil e a Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul) já haviam apresentado seus Programas de Integridade.
Na ocasião, além de demonstrar o passo a passo da elaboração do Programa, os representantes da FMRB convidaram os assessores do Núcleo de Integridade da STC para palestrar sobre a Política de Integridade voltada aos servidores da Fundação, em data a ser definida.
O assessor especial do Núcleo de Integridade, Hugo Augusto Brandão dos Santos, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da elaboração e efetivação dos Programas nos diversos órgãos do Poder Executivo Estadual:
“A entrega da minuta do Programa de Integridade pela FMRB é reflexo do avanço coletivo na construção de uma cultura de integridade no Estado. O trabalho técnico apresentado demonstra o comprometimento da Fundação com os valores que orientam a boa governança pública. Seguiremos apoiando as unidades na consolidação desses instrumentos e na sensibilização dos servidores sobre seu papel na promoção da integridade”, frisou.
A implementação e consolidação dos Programas de Integridade têm sido incentivadas pela STC, que fornece orientações e apoio técnico às secretarias, órgãos e entidades, com o objetivo de aprimorar a gestão pública estadual.
“A Política de Integridade é um instrumento fundamental para fortalecer a cultura ética e a boa governança no serviço público. A entrega dessas minutas demonstra o engajamento dos órgãos estaduais com esse compromisso. Nossa missão, na STC, é seguir incentivando, orientando e apoiando todas as unidades na elaboração e implementação de seus Programas de Integridade, consolidando um modelo de administração cada vez mais transparente, eficiente e íntegro”, afirmou o secretário de Transparência e Controle, Raul Cancian Mochel.
A STC reforça a necessidade de que todos os órgãos e secretarias elaborem seus Programas de Integridade, contribuindo para o fortalecimento dessa política em toda a Administração Pública Maranhense.
Mín. 26° Máx. 40°