Agência Assembleia/ Miguel Viegas
A coordenadora do programa Sesc Mesa Brasil, Roberta Ribeiro, foi a entrevistada do programa ‘Café com Notícias’, desta quinta-feira (2), na TV Assembleia. Ela falou sobre ações de conscientização contra o desperdício de alimentos.
Segundo a coordenadora, mais de 30% de um alimento é desperdiçado desde a colheita até chegar à mesa do consumidor, número que se repete anualmente em todo o mundo.
“Vivemos em um contraste, porque esse alimento desperdiçado falta na mesa de milhares de pessoas. O uso da tecnologia no plantio e na colheita dos alimentos é uma das alternativas para evitar o desperdício, além da educação alimentar na cadeia produtiva, no varejo, e para a sociedade em geral”, disse.
O Brasil vem evoluindo nessa área ao longo dos anos. É comum vermos alguns equipamentos de segurança alimentar, como Banco de Alimentos e Restaurantes Populares, atuando contra esse desperdício.
Roberta Ribeiro observou que o Serviço Social do Comércio (Sesc) mantém Banco de Alimentos no Maranhão há 22 anos, e possui a maior rede da América Latina. “Temos uma unidade em São Luís e a outra em Caxias. Esses equipamentos recolhem e selecionam os alimentos que seriam desperdiçados e entrega a pessoas em situação de insegurança alimentar”, explicou.
O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). A entrevista completa está no canal do YouTube da TV Assembleia.
Mín. 23° Máx. 41°