Agência Assembleia
A presidente e fundadora da Associação dos Usuários de Planos de Saúde
e Sistema Único de Saúde do Maranhão (ADUSP-MA), Alcione Costa, que é doutora em políticas públicas, foi a entrevistada do programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia, desta terça-feira (21). Ela falou sobre a atuação da associação para a garantia dos direitos dos usuários pelos planos de saúde e a defesa dos direitos de pessoas com transtornos atípicos, como autismo, e doenças raras. O programa tem transmissão simultânea da TV Assembleia.
“O atendimento deveria ser prioridade, mas existe uma máquina destruindo as nossas políticas públicas voltadas para a área, principalmente para os vulneráveis, e, nesse sentido, para as pessoas autistas. Em nossa luta, está atuação contra a mercantilização do direito à saúde, as negativas de cobertura e cancelamentos indevidos por planos de saúde, além da defesa dos direitos de pessoas com deficiência e doenças raras”, afirmou Alcione Costa.
No bate-papo com o jornalista e apresentador, Ronald Segundo, a especialista explicou que a entidade vem atuando no sentido de apoiar a vulnerabilidade das famílias atípicas frente à horizontalidade da saúde, um tema que aborda os desafios que essas famílias enfrentam ao tentar acessar um sistema de saúde que, embora teoricamente universal e equitativo [horizontal], falha em reconhecer suas necessidades específicas e complexas.
De acordo com Alcione Costa, uma família atípica é aquela que tem um ou mais membros com necessidades especiais, seja por deficiência física, intelectual, transtornos do desenvolvimento (como o Transtorno do Espectro Autista – TEA), ou outras condições crônicas que requerem cuidados específicos e contínuos.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além de no canal do Youtube.
Mín. 21° Máx. 29°