
As forças de segurança do Maranhão seguem em atuação firme em toda a Grande Ilha. Na manhã deste sábado (25), equipes da Força Estadual estão nas ruas para cumprir mandados de prisão preventiva expedidos contra alvos de alta periculosidade, investigados por integrarem organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas e crimes violentos.
As ações ocorrem no âmbito da Operação Captura e se estendem pelos bairros Estiva, Ribeira, Alonso Costa e Pirâmide, com foco no enfraquecimento de grupos criminosos e na prevenção de crimes em São Luís e região.
Durante as primeiras diligências, um dos investigados, conhecido como “Juba”, foi preso no bairro Alonso Costa, em São José de Ribamar. Contra ele havia mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, por participação em facção criminosa com atuação na área.
A mobilização da Força Estadual ocorre em continuidade a uma semana de ações coordenadas entre as forças policiais. Na noite de sexta-feira (24), no âmbito da Operação Impacto, equipes da Polícia Militar realizaram seis prisões, além da apreensão de três armas de fogo, 55 munições, quatro carregadores, dois veículos e entorpecentes variados, entre cocaína, maconha e skank.
Entre as ocorrências, uma ação do 40º Batalhão, no município de Raposa, levou à prisão de quatro suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e constituição de milícia privada, entre eles um cabo da Polícia Militar. Com o grupo, foram apreendidas três pistolas e diversas munições.
Os suspeitos e o material apreendido foram apresentados no Plantão do Maiobão, enquanto o policial militar envolvido foi encaminhado ao Comando Geral da Polícia Militar, que adotou as medidas disciplinares internas cabíveis.
Ainda na noite de sexta-feira, as equipes registraram apreensões de drogas nos bairros Jordoa e Cidade Operária, em São Luís. Dois suspeitos foram detidos e conduzidos às delegacias competentes, reforçando a atuação permanente de combate ao tráfico de entorpecentes.
Com os resultados das últimas horas, as ações integradas das forças de segurança já somam mais de 40 prisões nesta semana na Grande Ilha de São Luís, envolvendo investigados por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, atuação em facções e em grupos armados, entre outros.
As ações integram o trabalho conjunto das forças de segurança, que foi intensificado nesta semana com o objetivo de reprimir ações de grupos criminosos e garantir a tranquilidade da população na Grande Ilha. Entre essas ações estão patrulhamento nos bairros, corredores de segurança, barreiras, abordagens a pessoas, veículos e coletivos, inclusive por unidades especializadas, integradas à atividade de inteligência e ao sistema de videomonitoramento.
Mín. 23° Máx. 39°


