
A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi reconhecida sexta-feira (12) com a homenagem “Amigo do Transplante”, concedida pela Central Estadual de Transplantes durante a programação do Dia da Doação de Córneas. O reconhecimento destaca o impacto do trabalho de comunicação na ampliação da cultura de doação e na redução histórica da negativa familiar no Maranhão.
O coordenador da Central Estadual de Transplantes, Hiago Bastos, destacou o papel estratégico da comunicação para os avanços obtidos em 2025. “Nossa taxa de negativa familiar despencou. Em 2022, era de 67%. Em julho de 2025, atingimos a marca de 33%, a menor da série histórica. Esse resultado não é apenas fruto do trabalho técnico das equipes. A comunicação tem sido essencial para aproximar a população do tema, sensibilizar as famílias e esclarecer dúvidas que antes geravam medo ou insegurança. As campanhas, a presença constante na mídia e o trabalho conjunto entre SES, imprensa e Secom têm garantido que a informação certa chegue no momento certo — e quando isso acontece, a doação acontece.”
A assessora de Comunicação da SES, Jessica Wernz, reforçou a importância da parceria com a imprensa e com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) na construção de campanhas cada vez mais efetivas.
“É com muita emoção que recebemos esta homenagem da Central Estadual de Transplantes, que tem alcançado números impressionantes, fazendo o Maranhão avançar na doação de órgãos. A comunicação tem contribuído com essa história levando informação de qualidade à população, combatendo a desinformação e conscientizando sobre a importância de dizer ‘sim’ à doação. Nada disso seria possível sem a parceria constante com a imprensa maranhense e com a Secretaria de Comunicação, que nos ajudam a ampliar o alcance das campanhas e a fortalecer essa mensagem. Este reconhecimento reforça nosso compromisso de seguir informando, mobilizando e salvando vidas por meio da comunicação”.
Também foram homenageadas instituições, equipes e profissionais que se destacaram ao longo do ano no fortalecimento da política estadual de transplantes — reconhecimentos que reforçam o esforço coletivo que tem feito do Maranhão uma referência nacional em captação e transplantes, especialmente de córneas.
Homenageados
- Maior Transplantador de Córneas 2025 – Dr. José Bonifácio Barbosa Júnior
- 1ª Transplantadora de Córneas em Imperatriz/MA – Dra. Andressa Miranda Magalhães
- Revelação entre os Transplantadores de Córneas em 2025 – Dra. Thaís Mota Gomes (credenciada em maio de 2025, já com 72 transplantes realizados)
- Instituição com maior número de entrevistas positivas para doação de córneas – OPO do Hospital Carlos Macieira
- Primeira captação de córneas no interior do Maranhão – OPO de Imperatriz
- Equipe Hospitalar de Doação para Transplantes (e-DOTT) com maior número de positivas para doação de córneas – Hospital Socorrão I
- Entrevistador com maior número de positivas para doação de córneas – Enfermeira Brunna Andrade, OPO do Hospital Carlos Macieira
- Profissional com maior número de enucleações de globo ocular – Enfermeira Emanuela Martins, Banco de Olhos do Hospital Universitário da UFMA
- Família Doadora – em reconhecimento ao exemplo de humanidade e compaixão
- Instituição Parceira pelo trabalho de divulgação e comunicação – Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão
O evento reforçou a importância da união entre equipes de saúde, imprensa, instituições parceiras e sociedade para transformar vidas por meio da doação de órgãos e tecidos.
Mín. 22° Máx. 33°

