
Agência Assembleia/ Foto: JR Lisboa
O programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (3), na TV Assembleia, entrevistou a professora Mary Ferreira, pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em conversa com a apresentadora e jornalista Elda Borges, ela falou sobre a realização do II Seminário Estadual Mais Mulheres na Política, que será realizado no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão.
O evento, que acontece nesta segunda-feira (3), a partir das 13h, vai contar com a presença da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia.
A professora abordou o contexto histórico dos quase 100 anos da mulher na política, e destacou a sub-representação que ela ainda tem na área da política.
“Temos o exemplo de 513 deputados na Câmara Federal e apenas 91 mulheres. Isso coloca o Brasil como um dos países com mais sub-representação da mulher na política”, disse Mary Ferreira.
A pesquisadora atribuiu este fato à cultura patriarcal do Brasil, incluindo a liderança dos poderes dentro da política estarem com os homens. “O discurso centenário de que a mulher não precisa votar ainda permanece entre nós, e isso repercute na presença de mulheres no cenário político”, pontuou.
Mary Ferreira destacou a importância do evento como forma de politizar e destacar assuntos necessários de atenção, como creches públicas, tratamentos adequados de câncer e outras políticas públicas.
O seminário tem como proposta fortalecer o debate sobre a ampliação da participação feminina nos espaços de poder, o combate à violência política de gênero e o fortalecimento da representatividade das mulheres nas esferas decisórias.
 
 
 
 Mín. 24° Máx. 35°


 
 
 