20°C 37°C
Balsas, MA
Publicidade

SES apresenta avanços do plano estadual de gestão do trabalho e educação em saúde durante câmara técnica do Conass

O encontro reuniu representantes de secretarias estaduais de todo o país para debater experiências exitosas e desafios na área.

03/11/2025 às 16h37
Por: Hilton Lima Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- SES participa do Conass (Foto: Jéssica Braga)
- SES participa do Conass (Foto: Jéssica Braga)

A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA) participou, nos dias 30 e 31 de outubro, da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CTGTES), realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília (DF). O encontro reuniu representantes de secretarias estaduais de todo o país para debater experiências exitosas e desafios na área, com destaque para as ações voltadas ao fortalecimento da gestão do trabalho e da formação dos profissionais do SUS.

Durante a reunião, a equipe maranhense apresentou os avanços do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES 2024-2027), aprovado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) em agosto deste ano. O plano reúne 45 ações estruturadas em quatro módulos operacionais, abrangendo desde o dimensionamento da força de trabalho até programas de capacitação e valorização dos servidores.

Entre os resultados apresentados, destacam-se a realização de oficinas regionais para fortalecimento da gestão do trabalho — já concluídas em 15 regionais de saúde —, o Programa Gestor: Capacitar para Inovar, que formou mais de 100 servidores com foco em liderança e inovação, e o Projeto QualiSES: Cuidando de Quem Cuida, lançado em setembro de 2025, que já realizou mais de 400 atendimentos multiprofissionais voltados ao bem-estar dos trabalhadores da saúde.

Outro ponto evidenciado foi o avanço da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA), que expandiu sua atuação, consolidando-se como uma referência em educação permanente, pesquisa e inovação tecnológica. A ESP/MA já ultrapassa 22 mil usuários cadastrados em seu ambiente virtual de aprendizagem, oferece mais de 30 cursos de qualificação e mantém parcerias com instituições como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e Ministério da Saúde.

Para o secretário adjunto de Administração e Engenharia da SES, Hugo Ferro, a participação do Maranhão reforça o compromisso do estado com a valorização dos trabalhadores do SUS.

“O Maranhão vem consolidando uma política robusta de gestão do trabalho e da educação na saúde, que valoriza quem faz o SUS acontecer todos os dias. Nosso plano estadual traduz esse compromisso, com ações que fortalecem a formação, o bem-estar e a permanência dos profissionais em todas as regiões do estado”, destacou.

A representação maranhense também apresentou a trajetória do estado na educação permanente em saúde, que inclui a realização da 3ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, o II Congresso de Saúde Coletiva – Cuidar de Todos e o fortalecimento do Comitê Estadual de Equidade na Gestão do Trabalho e Educação em Saúde.

Ao final do encontro, os participantes reforçaram o compromisso com a execução e o monitoramento dos planos estaduais, alinhando esforços para garantir uma gestão mais qualificada, equitativa e humanizada no SUS.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Balsas, MA
21°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 37°

20° Sensação
1.28km/h Vento
45% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h15 Nascer do sol
05h57 Pôr do sol
Qui 36° 21°
Sex 36° 20°
Sáb 31° 21°
Dom 36° 23°
Seg 36° 22°
Atualizado às 04h02
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,393,09 +0,07%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade