
Agência Assembleia / Foto: J.R.Lisboa
O programa “Em Discussão”, da Rádio Assembleia (96,7 FM), debateu, nesta sexta-feira (12), o projeto “Mãos que Transformam” com o secretário de Estado Extraordinário de Políticas para as Comunidades, Fabiano Furtado. Em entrevista aos radialistas e apresentadores Álvaro Luiz e Henrique Pereira, o secretário falou sobre as ações da secretaria, especialmente sobre o projeto “Mãos que Transformam”.
Inicialmente, Fabiano Furtado falou das atribuições de sua pasta, destacando que o objetivo principal é fortalecer as comunidades maranhenses por meio da coordenação e implementação de políticas públicas e programas específicos.
“A nossa atuação envolve a busca por parcerias e o desenvolvimento de ações voltadas para o bem-estar e o empreendedorismo comunitário e coordenar e executar programas e ações governamentais direcionados às comunidades, como o projeto “Mãos que Transformam”, complementou.
Projeto “Mãos que Transformam”
Fabiano Furtado esclareceu que o projeto “Mãos que Transformam” é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Comunidades (SEC), que visa fortalecer as ações de instituições do terceiro setor e religiosas e a população em geral.
‘A iniciativa busca ampliar as ações sociais e apresentar programas e projetos governamentais voltados para o desenvolvimento e a justiça social nas comunidades maranhenses. É direcionado a líderes comunitários, representantes de organizações sociais, instituições religiosas e qualquer pessoa interessada em integrar essa rede de fortalecimento social”, acrescentou.
Apoio
O governador Carlos Brandão tem sido um entusiasta dessa relação com as comunidades, especialmente a Igreja Católica, apoiando eventos recentes como o Corpus Christie e os festejos do Círio de Nazaré e Nossa Senhora Aparecida.
“A capilaridade de nossas ações de apoio às identidades religiosas tem sido muito forte e marcantes. Também atuamos junto às entidades e instituições do Terceiro Setor com o programa Nota Solidária que beneficia, hoje, mais de 200 instituições envolvendo a Grande São Luís e municípios de nosso continente”, enfatizou.
Evento
Por fim, Fabiano Furtado convidou as comunidades em geral para o evento promovido pela Secretaria de Políticas para as Comunidades, a ser realizado no próximo dia 16, no Rio Poty Hotel, às 18h, no qual serão apresentados programas, projetos e ações de sua pasta.
“Na oportunidade, vamos fazer anúncios importantes como a Jornada da Fé, Regularização Fundiária, Gestão de Governança das Instituições Religiosas e um Acordo de Cooperação Técnica com a Fapema, para capacitação de 800 jovens para o Ministério de Música da Igreja Católica. Também faremos a entrega de 130 kits musicais para atender 59 Paróquias da nossa Arquidiocese, dentre outras ações”, finalizou.
Mín. 22° Máx. 31°

