21°C 35°C
Balsas, MA
Publicidade

Servidores da Funac participam de ação do Janeiro Branco

A programação ocorreu na sede administrativa da Fundação e reuniu serviços de bem-estar, além de um Círculo de Diálogo sobre saúde mental no ambien...

17/01/2026 às 00h30
Por: Hilton Lima Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- A programação reuniu serviços de bem-estar, além de um Círculo de Diálogo sobre saúde mental no ambiente socioeducativo (Foto: Divulgação)
- A programação reuniu serviços de bem-estar, além de um Círculo de Diálogo sobre saúde mental no ambiente socioeducativo (Foto: Divulgação)

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realizou, nesta sexta-feira (16), uma ação especial em alusão à campanha Janeiro Branco 2026, voltada à conscientização e ao cuidado com a saúde mental dos servidores que atuam no atendimento socioeducativo. A programação ocorreu na sede administrativa da Fundação e reuniu serviços de bem-estar, além de um Círculo de Diálogo sobre saúde mental no ambiente socioeducativo.

A iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Práticas Restaurativas e Bem-Estar do Servidor da Funac, em parceria com o Espaço Bem-Estar do Governo do Estado, reforçando o compromisso institucional com a valorização humana, a qualidade de vida no ambiente de trabalho e o fortalecimento das práticas de cuidado integral no serviço público.

Segundo a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a ação representa um reconhecimento da importância de cuidar de quem cuida. “O trabalho socioeducativo exige equilíbrio emocional, empatia e sensibilidade. Cuidar da saúde mental dos nossos servidores é uma prioridade da gestão, pois impacta diretamente a qualidade do atendimento aos adolescentes e o fortalecimento das equipes”, afirmou.

A programação contou com a oferta de serviços de cuidado e prevenção à saúde, como relaxamento terapêutico, aferição de pressão arterial e glicemia, proporcionando aos servidores um momento de acolhimento, escuta e autocuidado no próprio ambiente de trabalho.

Também foi realizado o Círculo de Diálogo com o tema “Saúde Mental no Atendimento Socioeducativo”, no auditório da Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA). O espaço possibilitou a troca de experiências, o compartilhamento de vivências e a construção coletiva de reflexões sobre os desafios emocionais enfrentados na rotina profissional.

Para a coordenadora do Núcleo de Práticas Restaurativas, Rita Oliveira, o momento foi fundamental para fortalecer vínculos e promover um ambiente institucional mais saudável. “O Círculo de Diálogo é uma ferramenta de cuidado que permite a escuta qualificada e o fortalecimento das relações. Falar sobre saúde mental é também prevenir adoecimentos e construir estratégias coletivas de cuidado dentro da Fundação”, destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Balsas, MA
35°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

33° Sensação
1.96km/h Vento
21% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h15 Nascer do sol
05h56 Pôr do sol
Ter 36° 20°
Qua 36° 22°
Qui 37° 23°
Sex 36° 21°
Sáb 34° 24°
Atualizado às 15h02
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,14 -0,15%
Euro
R$ 5,88 -0,48%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 351,054,60 +2,00%
Ibovespa
170,539,08 pts 1.31%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade