
Agência Assembleia / Foto: Meiky Braga
O programa “Café com Notícias”, da TV Assembleia, conversou, nesta segunda-feira (26), com o coordenador estadual adjunto de Proteção e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Silva Júnior, sobre o trabalho da corporação em relação ao período chuvoso. Em entrevista com a apresentadora Elda Borges, o coordenador de Proteção e Defesa Civil detalhou algumas ações preventivas em curso.
No Maranhão, o período chuvoso vai de janeiro até meados de junho. Na parte Norte do estado, em São Luís, as chuvas ainda não chegaram com a frequência esperada. Diferente do Sul do estado, onde está chovendo bem.
Inicialmente, o coronel Silva Júnior esclareceu que as ações de prevenção são planejadas e realizadas, durante todo o ano, em dois períodos bem distintos, que são os períodos chuvoso e de estiagem.
“Todos os anos, o Corpo de Bombeiros Militar com a Defesa Civil Estadual fazem um planejamento para trabalharem na prevenção, preparação, resposta e recuperação, se for o caso, nas cidades que são atingidas pelas chuvas”, esclareceu.
Áreas de risco
O coronel Silva Júnior disse que, todos os anos, há cidades que passam por problemas de alagamento, como é o caso de Trizidela do Vale e Imperatriz, devido às cheias, respectivamente, dos Rios Mearim e Tocantins.
“Temos várias áreas de risco catalogadas no Maranhão. Por enquanto, só temos casos de alagamento devido à problemas de infraestrutura, como entupimento de galerias e, principalmente, o lixo jogado em locais indevidos”, frisou.
Sistema de alerta
Silva Júnior lembrou que, em São Luís, há o Sistema de Alerta que pode ser acionado, em determinada área, em caso de necessidade.
“Da nossa Central, podemos acionar o Sistema de Alerta, por intermédio dos telefones celulares, para que as pessoas saiam do local o mais rápido possível. A pessoa recebe o sinal de alerta em seu celular. Esse sistema pode atuar em qualquer bairro de São Luís”, enfatizou.
O coordenador de Proteção e Defesa Civil disse que as previsões são boas em relação ao período chuvoso, mas que pode acontecer o inesperado.
“Estamos sempre atentos e alertas para as emergências. Temos um mapeamento das áreas de risco e, em caso de perigo, as pessoas serão avisadas por meio do celular”, finalizou.
O programa Café com Notícias é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). A entrevista completa está disponível no Youtube por meio do link:
Mín. 22° Máx. 35°

