
Num momento em que o PT se consagra como maior partido de esquerda da América Latina, e que o presidente Lula lidera todas as pesquisas para a reeleição, no Maranhão a esquerda como sempre tropeça nos avanços que sonha obter, seria apenas falta de gestão partidária ou divisão interna? Em Balsas não é muito diferente, a esquerda não consegue transferir os votos de Lula para eles próprios. Na última eleição Lula obteve 26 mil votos, e a esquerda elegeu apenas um vereador. No estado ele conquistou mais de 70% dos votos e o partido não fez nenhum deputado estadual.
Na terra do agro e com a polarização política, os lideres balsenses de esquerda recuaram, o PDT partido histórico, elegeu vereadores que nunca militaram nesse espectro político, logo, também não se manifestam a esquerda. E querem mesmo é distância.
Quem são as lideranças socialistas
Algumas personalidades que já se destacaram na esquerda, mas no momento estão fora do poder e, portanto, se enfraquecem bastante, como a ex-vereadora Fransuila e o ex-vice-prefeito Celso Henrique. Não se sabe inclusive se vão continuar nesse campo ideológico. Sendo assim, devemos levar em consideração apenas as lideranças devidamente instituídas. Como; Greysson Carvalho vereador PSB, Giltarlâ Araújo presidente do PT e Marcio Rego presidente PCdoB. Como se vê são poucas lideranças para um município de 101 mil habitantes. O parlamentar Greysson é pré-candidato a deputado, a esquerda balsense sabe? Apoia? Vai somar forças? Não se sabe! 


Analise conjuntural
Sendo tão poucas essas lideranças, não poderiam deixar de conversar, de se articular conjuntamente, sentar e planejar rumos, promover agendas juntos. Em Balsas há muito o que fazer. É preciso ter coragem de debater Balsas e não a guerra no continente asiático, onde não podemos interferir em nada, mas, por aqui sim é possível interferir e mudar realidades.
Esquerda maranhense
Sempre foi medrosa e despreparada administrativamente falando. Não puxa nenhum debate público-nem na capital de 1 milhão de habitantes, não intervém em nada na sociedade, apenas espera a próxima campanha eleitoral, para depois chorar a falta de votos. Que não poderia vir, afinal não houve articulação para angariar votos.
As legendas precisam se manter vivas o ano todo, precisam ser administradas o ano todo; no mínimo um plano de trabalho seria necessário discutir e construir. Porém...
Esquerda e direita
Está bem claro que a maioria da população e a maioria absoluta dos políticos da direita brasileira, não sabem definir com presteza o que venha ser direita e esquerda. É complexo mesmo! Por isso que em Balsas a de se destacar a coragem e determinação do vereador Greysson, que foi para a eleição com as cores vermelhas estampadas na campanha eleitoral. Muitos têm medo de se expor, mas, precisa-se criar espaços de debate, para aumentar a alfabetização política e abarcar os votos dados a Lula em Balsas.
Lembrem-se, é plantando que se colhe!
Mín. 23° Máx. 39°


